MÉTODO ROLF

No Método Rolf se trabalha no tecido conjuntivo que é o órgão da forma, chamado fáscia. É composta de colágeno que, em seu estado normal, é gelatinosa e flexível, permitindo que as estruturas mudem de lugar. As camadas de fáscia envolvem os músculos e órgãos e dão unidade à estrutura, ao mesmo tempo em que conferem individualidade funcional a todos os segmentos corporais.
Ida Rolf



O Método Rolf de Estruturação, elaborado pela dr. Ida Rolf, visa integrar a estrutura corporal de forma que fique organizada e alinhada em relação a um eixo central do corpo para que o mesmo fique numa relação melhor com o campo gravitacional da terra.

O corpo humano é uma estrutura vertical composta por segmentos sobrepostos e articulados entre si, onde o funcionamento de um interfere no funcionamento do outro.

Trabalhamos nessa camada no sentido de “descolar” uma das outras, flexibilizá-las, corrigindo ou diminuindo as torções e encurtamentos e dessa forma reorganizando a estrutura corporal para que funcione de forma integrada com as demais partes do corpo, recuperando o máximo possível seu equilíbrio, harmonia e bem-estar.
O corpo humano é extremamente plástico e possui uma grande capacidade de adaptação às circunstâncias da vida. Diante de necessidades momentâneas como por exemplo, um corte no pé, a má postura, a depressão (que altera o modo como respiramos restringindo com o tempo a expansão do tórax), e tantas outras exigências simultâneas vamos nos modificando, compensando, nos adaptando, sempre de forma inconsciente e automática. Com o passar do tempo teremos uma relação com a gravidade de forma que ela age contra nós, causando desgastes físicos e energéticos.
 
"Alguns indivíduos podem perceber que estão perdendo a luta contra a gravidade por uma dor aguda nas costas, outros pelo contorno desajeitado de seu corpo, outros por uma fadiga constante e ainda outros por sentirem o ambiente externo como muito ameaçador. Aqueles com mais de 40 anos podem achar que é a idade. Porém, todos esses sinais podem estar apontando para um só problema, tão proeminente e constante em suas estruturas, que passa despercebido: eles estão em desequilíbrio. Estão em guerra contra a gravidade." - Ida P. Rolf

Benefícios do Método Rolf:

- dores, desconforto e cansaço crônico, fadiga constante
- sensação corporal de estar fora do ambiente, sentir o ambiente como ameaçador
- desequilíbrios na estrutura corporal, luta contra gravidade
- dores na coluna e articulações: lombalgias, ciatalgias, torcicolos, artrites, artroses, tendinites, "bico de papagaio" e hérnia de disco, dores musculares difusas, sem causa aparente, mal-estar geral
- educação postural , corrigindo posturas inadequadas
- organização corporal que modifica nossas sensações com relação ao todo, interno e externo, equilibrando a demanda da energia utilizada para sustentar o corpo
- maior harmonia e melhor distribuição das formas auxiliando também na melhora estética do corpo
- maior amplitude da capacidade respiratória:mais energia para o corpo, mais ânimo, melhora nos estados depressivos
- consciência corporal e auto-conhecimento
- atualização do corpo, trazendo-o para o presente pois permite liberar as limitações e compensações utilizadas no passado em decorrência de má postura ou acidentes, mesmo que pequenos, que modificaram nossa estrutura.