sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Fáscia

Ida Rolf - elaborou o método

O nosso corpo é uma estrutura simples, mas ao mesmo tempo complexa. O corpo humano é formado por um conjunto de ossos de tamanhos e formas variadas que se articulam entre si. Esses mesmos ossos são unidos através de tendões e ligamentos que por sua vez são envoltos por vários músculos os quais, quando acionados, produzem os movimentos.

Ao observarmos as pessoas caminhando nas ruas, praças,  praia...   constatamos jeitos variados de andar, parar de pé, sentar. Isso ocorre de acordo com a organização das camadas da fáscia ao longo da vida. Mas em alguns casos essas camadas estão tão desorganizadas que causam dores, desconforto, limitações de movimentos e até deformidades como joelhos em varo e vago, joanetes, artroses e outras complicações.

A fáscia é basicamente constituída de elastina e colágeno. No momento não se tem muito conhecimento como a elastina é liberada no organismo, mas o colágeno sim. De acordo com os extímulos externos, o colágeno pode ser denso ou mais fluido. Esses estímulos externos são provenientes de traumas, fraturas, maus hábitos posturais que desorganizam as camadas fasciais. 

O Método Rolph atua através de pressão  manual continua e profunda por um determinado tempo sobre a fáscia, o que torna o colágeno  mais flexível permitindo a organização das camadas fasciais, que por sua vez retiram a pressão sobre os músculos, tendões e órgãos, permitindo o bom funcionamento biomecânico do corpo em harmonia com a gravidade.

Precisamos levar em conta que a gravidade é uma força que atua sobre nós querendo ou não, e ela nunca é neutra. Não podemos lutar contra ela mas podemos usá-la a nosso favor. Uma relação corporal mais equilibrada com a gravidade nos proporcina mais bem-estar corporal.